quarta-feira, abril 29

No Doubt...

Há já bastante tempo que não tinha um daqueles momentos clássicos em que andamos a desancar num professor com ele nas nossas costas a ouvir-nos. Mas claro que tinha de aparecer a excepção que confirma a regra. E ela teve o seu dia reservado para ontem, no meu local de trabalho.
Como muitos devem saber, o meu dia a dia é passado a comprar e vender acções, isto explicado de uma forma muito simplista. E para efectuar operações, tenho contacto com brokers a quem damos as ordens de bolsa, quer por telefone, por chat ou por videoconferência. Por outro lado, para que se consigo lucrar no trading de acções, é necessário “adivinhar” tendências de comportamento das acções, que ora sobem ora descem, e contamos com a ajuda dos brokers nesse processo.
E serve isto para enquadrar o que se passou. Um dos brokers com quem nós trabalhamos é o Kevin O’Dowd, que trabalha em Boston. E ele tem a rara capacidade de ter ideias precisamente contrárias ao comportamento do mercado. Se acha que as acções vão subir, elas descem; se acha que vão descer, elas sobem. Ora isto pode parecer mau mas na verdade é óptimo, porque ele acaba por acertar sempre, mas ao contrário. E por isso, na brincadeira, comecei a falar com um colega de mesa, a dizer que o novo nome desse broker deveria ser Kevin Contrarian No Doubt, sempre com uma bela gargalhada associada. E claro que tinha de haver uma vídeoconferencia ligada para o Kevin, iniciada por um colega que se encontrava exactamente entre nós, e que permitiu ao Kevin ouvir tudo. E claro que fui apanhado… Ele apareceu no chat a dizer coisas como: “Yeah, i know i’m a contrarian indicator of the market…”, e eu perguntei-lhe de onde é que lhe tinha vindo essa ideia, e ele disse que tinha vindo de mim. E pronto, percebi que tinha sido apanhado.

Sem comentários: