sexta-feira, abril 24

Conversa avulso no fumício do meu trabalho

aaa
Eu (AB) – Isto estamos com um azar. Parece que cada vez que chega o fim-de-semana começa o mau tempo.
Colega de trabalho (CT) – Pois, isto parece que anda mesmo tudo desregulado. Precisávamos de qualquer coisa para ver se estes dias de chuva passassem para o meio da semana.
AB – Olha, uma boa ideia era uma bomba nuclear na Coreia do Norte. Mas uma que explodisse logo ali, que eles estivessem a montar e que rebentasse.
CT – Pois é pá, esses países é uma chatice. São imensas pessoas e ninguém tem controlo naquilo.
AB – Pois, há uns tempos vi um programa em que eles tentavam fugir pela China mas mal eles os apanhavam era reenviados para lá e torturados. Houve uma que estava grávida e espancaram-na até perder o bebé.
CT – Pois, é uma chatice. É um problema que existe na China e em África. São imensos e ninguém tem mão naquilo. E agora ainda está pior. Eles como têm uma mortalidade infantil muito alta têm sempre imensos filhos para ver se algum se safa. E agora em África põem-se a construir hospitais e ainda é pior. São ainda mais e cada vez mais pobres. Nós europeus temos uma ou duas crianças e a coisa sempre é mais estável. Ao menos na China, como aquilo é uma ditadura, eles sempre podem dizer às pessoas que só podem ter 1 filho. Mesmo assim, sabes que por ano há 150 mil jovens a entrar para o mercado de trabalho na China. É um exagero, e como são mais mão de obra do que a procura que existe, toca a baixar salários. E obviamente, chegam cá com produtos mais baratos.
AB – Pois…
CT – Sabes que eu acho que isto devia era haver barreiras alfandegárias. Assim a Europa tá lixada em três tempos. Como é que nós vamos competir com eles? E ainda por cima consumimos produtos que não respeitam as normas de fabrico ecológicas que existem para as empresas europeias. Isto no mínimo, era aplicar taxas ecológicas. Nós assim não podemos competir com eles. Se calhar estou errado, mas é assim que eu vejo as coisas.
AB – Pois, se calhar até tens razão.

Estas conversas de cigarro são sempre engraçadas.

Sem comentários: