segunda-feira, dezembro 4

Madrid me encanta


Primeira visita oficial e tenho a dizer que gostei muito de Madrid. Gostei tanto de Madrid que resolvi aproveitar ao máximo tudo o que a cidade tinha para oferecer, principalmente no que se refere à sua noite fantástica. Esta opção noctívaga trouxe apenas o inconveniente de não me permitir relatar como foram os meus dias por lá, por grave amnésia e entorpecimento provocado pelo álcool. Não consigo referir o nome de um único restaurante, bar ou discoteca por onde passei. De resto, lembro-me apenas do nome de duas ruas principais, o Paseo de la Castellana e a Gran Via, e da rua onde fiquei instalado que se chamava Calle Cervantes.

Ainda assim, vou relatar acontecimentos esporádicos e situações de que me lembro, sem arriscar o seu enquadramento no tempo e por vezes no espaço.

Consegui dar um pulo ao Thyssen-Bornemisza Museum of Art, que tinha uma colecção organização por ordem de antiguidade. Começava no 2º andar com quadros do Século XI da escola italiana, francesa e flamenga e terminava com arte moderna, passando pelo meio por pintores norte-americanos do Século XIX.
O meu fim-de-semana cultural ficou-se por esta visita... Conheço pessoas que sempre que visitam uma cidade deixam algum museu ou espaço por visitar, de forma a deixarem um teaser para uma próxima visita. Posso sempre pensar, para não me deixar preencher por um sentimento de culpa, que estou muito mais profissional e estou a dar-me a oportunidade de não uma mas várias próximas visitas.

Adorei os madrilenos, que são muito simpáticas, adorei as tapas que acompanhavam as imperiais, e achei piada à quantidade de brasileiros que se querem fazer passar por madrilenos mas que rapidamente são apanhados ao fim de duas ou três palavras.
Houve um brasileiro, que estava a distribuir flyers no meio da rua para aliciar as pessoas para um determinado bar, que me esteve a explicar que em Madrid se ganhava mais do que em Lisboa… o que eu já suspeitava. Mas o que eu achei piada foi um desabafo que o senhor fez em relação à situação dos imigrantes brasileiros em Portugal.
O senhor veio com a seguinte pérola, e passo a citar (convém ler com sotaque brasileiro): “Cara, me disseram que em Portugal a Policial Federal (?!?!?) está expulsando os imigrantes brasileiros ilegais….”.

Sem comentários: