quarta-feira, março 5

O que é a droga?




Adoro o Bairro Alto. Costumo passar por lá quase todas as sextas e sábados. Gosto de toda a sua envolvente boémia, miscelânea de tribos urbanas ambiente descontraído. Mas há coisas que por lá se passam que me fazem alguma confusão. De entre elas, o porquê de em cada esquina dar de caras com 2 ou 3 traficantes de droga.

A pergunta que se coloca é a seguinte:


Será que eu tenho cara de drogado e por isso em cada cruzamento me perguntam se quero haxixe ou exctasy?

Não me parece. E não me parece que perguntem só a mim. Acho que perguntam a toda a gente. E não são propriamente as pessoas mais discretas do Mundo…

Dito isto, concerteza que qualquer polícia à paisana devidamente disfarçado será bombardeado com ofertas de droga a bons preços.

E se assim é, porque é que ninguém faz nada (leia-se, porque é a Polícia não faz nada)? Para mim há várias explicações…

Uma delas pode ser uma espécie de acordo tácito entre a polícia e os traficantes, em que os primeiros não incomodam e os segundos garantem alguma segurança no Bairro. Ou pelo menos a manutenção dos actuais níveis de insegurança, ao estilo: podemos roubar mas prometemos não exagerar, ok?

Outra pode ser o facto de a Polícia concretamente não ter matéria para acusar os traficantes, que coitados, até só tinham droga para consumo próprio e aquilo não passa de um sustento adicional para a família que vive em condições de extrema pobreza. Estranha-se é o facto de consumirem essa droga para consumo próprio sempre na mesma esquina e sempre entusiasmados em meter conversa com qualquer transeunte que por ali passe.

Outra das explicações é a de que a droga é uma ilusão e que isso é coisa que não existe.

Perante os largos anos em que esta situação se vive, e a bem da minha sanidade mental, estou cada vez a creditar mais na última opção!

Sem comentários: