quinta-feira, setembro 27

A era digital ou a era virtual...



Hoje fui confrontado com uma ideia terrível. Basicamente, alguém me fez ver que a tecnologia é altamente falível.


Estava a falar de fotografias quando o meu interlocutor me disse que passava todas as fotos para CDs e que algumas fazia mesmo a questão de revelar para papel porque não as queria perder.
Eu pensei que o meu disco externo era mais do que suficiente para ter as minhas fotos para o resto da vida. Ao que ele me respondeu, do alto da sua licenciatura em engenharia electrotécnica que as pessoas não tinham ideia do quão susceptível é a manutenção de informação em formato digital e que bastava um campo electromagnético bem alinhado para tratar de fazer desaparecer muitos gigas de recordações.


Tal como em tempos ardeu a biblioteca de Alexandria com muitos séculos de história em formato papel lá dentro, será que um dia também vão desaparecer todos os gigas acumulados nos servidores um pouco por todo o Mundo?


Será que vamos perder o código base do Windows? Ou as bases de dados pessoais dos registos civis?


Será que estamos assim tão susceptíveis de voltar à idade das Trevas?


Medo…

2 comentários:

Unknown disse...

Eu gosto de acreditar que não, mas a verdades é que sim, estamos tão habituados à tecnologia que nos esquecemos que ela é feita por nós, e portanto, falível.

Ia-te mandar correio electrónico mas não tens contacto aqui. Manda-te o meu telemóvel para o linked in, ok? Que fixe que vens a madrid! Beijinhos, Margarida

vicks disse...

Parabéns pelo blog!
Está delicioso! Já estás adicionado aos favoritos!
:)

O meu comentário ao teu post é:

Por favor, campos magnéticos do mundo inteiro, unam-se , alinhem-se e destruam duma vez por todas o código base do Windows!

jejejejej

Deu para reparar que sou fã do open source?

Um abraço com saudade do
Victor "aetecnico" Costa